Fevereiro 2019 

Workshop sobre comunicação para a empregabilidade

“Noc! Noc! Como pedir licença para entrar no Mundo do Trabalho?”

Adoro inventar novas formas de trabalhar a comunicação e o desenvolvimento humano.
Como docente convidada no ISCAP trabalhado as áreas da comunicação, carreira e empregabilidade na licenciatura de recursos Humanos e fui convidada para realizar um Workshop sobre comunicação e empregabilidade.

Apresentação do Livro

Gestão de Conflitos em Sala de Aula. Um livro de ideias para pôr em prática.

Imaginar e escrever este livro parece ter demorado menos tempo que editá-lo e apresentá-lo. 
O livro saiu para as bancas em junho de 2018 e em setembro fizemos a primeira apresentação na escola da Irene Simões (Escola EB2/3 de Vila D’Este) e foi um sucesso. Agora, já depois da 2ª edição, estamos a planear outros eventos de apresentação. Começamos com a escola da Flora Castanheira (Escola Secundária de Gaia Nascente) no dia 13 de fevereiro e em breve teremos mais para anunciar.

Palestras

Nunca me vi como public speaker (nem vejo, nem me imagino). O que me entusiasma é tudo o que tem que ver com comunicação interpessoal. Perceber o impacto do que se diz (ou não diz) pode ter no desenvolvimento de uma ideia, de um projeto, de uma pessoa ou empresa.

Depois da minha participação no TEDxPorto recebi alguns convites para falar com professores sobre comunicação na escola.

E foi assim que surgiu a minha participação nos VIII ENCONTRO(S) CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

O mundo das empresas

 

Num soalheiro dia de final de Verão, enquanto procurávamos um lugar para almoçar na zona da Expo em Lisboa depois de uma manhã de reuniões de trabalho, a minha colega exclamava com entusiasmo: Adoro este sítio cheio de gente! Adoro sentir que há business por todo o lado.

Lembro-me de sentir …. ahhh Não! Porque a minha relação com o mundo das empresas foi sempre … vamos dizer … um pouco distante.

 

Como formadora, o meu papel foi nos últimos anos de “entrar – entregar – sair”. 

Mais recentemente, alguns convites (inesperados) levaram-me a estreitar esta relação e perceber que aquilo que fazia (e ainda faço) como formadora pode ser potenciado se “entrar – observar, ouvir, discutir, planear em conjunto – (e só depois) sair”.

 

Este mês comecei um projeto de desenvolvimento de líderes de equipa numa empresa a norte do Porto. Com um plano a 6 meses. A minha relação mais longa até ao momento. 

 

Provavelmente mais diretamente ligado do que de início o pensava, estão as minhas aulas no curso de Recursos Humanos do Politécnico do Porto (ISCAP). Este semestre estou responsável pela cadeira de Empregabilidade e Inserção Profissional. Decidi trazer especialistas das diferentes áreas que pudessem partilhar o que de melhor se faz a nível nacional e internacional. No mês de fevereiro vou ter o privilégio de receber a Raquel Soares da Love People e o Alberto Rendo da Ikea Factory.

Psicologia “Hard Core”

Esta continua a ser a minha essência. Sou psicóloga. É esta a minha identidade. 
No meu consultório continuo a trabalhar com crianças e adolescentes. A procurar entender melhor as suas trajetórias de desenvolvimento e como em relação com as famílias as podemos recolocar numa dinâmica positiva e de florescimento. 
Este mês aconteceu a 5ª sessão de Intervisão. Um projeto há muito desejado e que finalmente se concretizou em Outubro de 2018. Um grupo de psicólogas que se reune para discutir e pensar em conjunto o desenvolvimento das pessoas que estamos a acompanhar.

 

Toastmasters

 

Depois de 8 anos nunca me perguntei …”o que é que ando aqui a fazer?”. Há sempre mais, e diferente, e novo.

 

Este ano estou a liderar um Comité que é responsável por identificar aqueles que podem ser os líderes do próximo ano. Estamos em pleno na condução de entrevistas.

© 2019 Isabel Lage & Ana Sá | Proudly created with Wix.com