top of page

Miúdos ou Alunos?


No outro dia dei-me conta que eu digo muito mais vezes “miúdos” do que alunos.

Gosto da palavra e achava que era só por isso que a usava.


Na sexta-feira estava eu num webinar organizado por uma Agrupamento de Escolas em V. N. Gaia (um webinar com mais de 100 pessoas a assistir!! Ao final do dia!! ... já disse que era sexta-feira?!) e usei outra vez a palavra miúdos. Mas desta vez soou diferente...


Desta vez estávamos a discutir esta ideia que eu tinha retirado de um livro de Sir Ken Robinson - “O curriculum académico convencional está quase na sua totalidade focado no mundo exterior e presta pouca atenção ao mundo interior.”

E perguntava-lhes – "O que é que já fazem e podem vir a fazer para criar mais oportunidades em que os miúdos podem dar atenção ao seu mundo interior?"


Começaram então a falar de um projeto da escola – A Assembleia de Turma. Pelo que pude perceber, é um espaço criado propositadamente pela Direção da Escola. Um tempo letivo gerido pela Direção de Turma em que os alunos podem falar sobre si, sobre o que os preocupa, podem desenhar e implementar projetos, podem funcionar como um grupo.


Um tempo em que podem ser miúdos e não alunos.

Quanto tempo estamos então afinal a deixar que os miúdos sejam miúdos?

Porque ser aluno é apenas um papel. Não é uma identidade.



Photo by note thanun on Unsplash

1 kommentar


Fernanda Duarte
Fernanda Duarte
14 mars 2021

Olá Ana Isabel,

Como sempre excelente. Faz-nos pensar...

Tenho feito alguma formação em Filosofia para crianças e essa questão faz todo o sentido. Surpreendentemente nas aulas online com uma turma, que presencialmente era muito agitada tenho tido muito boas surpresas. A conversa flui e proporciona momentos muito bons de reflexão, que eram impensáveis, numa turma de 27 alunos. Afinal agora cada um fala na sua vez e mostra-se muito mais, dá opinião, participa.

Quando lhes pergunto o que pensam destas aulas? Acham que estão a aprender alguma coisa? Acho que deixei de pensar em avaliar, mas em ensinar qualquer coisa que fique, que crie hábitos.

Organizei uns torneios de leitura, na disciplina de Português em que uma das eliminatórias era…


Gilla
bottom of page